sexta-feira, 23 de maio de 2008

Porque somos assim?

Bem, a meu ver a obra Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre tem uma grande importância para o entendimento da sociedade brasileira atual. É interessante a gente ver que uma série de costumes que temos atualmente, são explicados detalhadamente pelo autor.
Eu, como um estudante de comunicação, tinha diversos mitos sobre a história do povo brasileiro, que foram desvendados pelo autor. Um deles, como exemplo era de que pelo fato de serem os pioneiros a habitarem a nossa terra, os índios eram os principais influentes da cultura brasileira.

Outros assuntos bastantes interessantes abordados pelo autor, que até então eu nem imaginava ter este olhar, são a influência dos três povos na cultura, sexualidade, linguagem etc. Eu não vou me deter a falar novamente sobre esses assuntos, já que ja foi bastante comentado em sala de aula, mas como eu sei que o blog não vai ser acessado apenas pelos alunos de cultura brasileira, vou explicar em tópicos as maiores influências de cada cultura.

Índios: Os índios, como nativos da terra, deveriam ser os maiores influentes do povo brasileiro da atualidade. Deveriam. Considerado um povo fraco , os índios foram praticamente dizimados pela imposição ao trabalho escravo pelo portugueses. Culturalmente, os índios trabalhavam na caça e na pesca, e as índias faziam o trabalho pesado nas aldeias. Quando os portugueses chegaram, carregados de doenças inexistentes na terra, forçaram os índios a pegarem no pesado. Os que resistiram ao trabalho, foram infectados por doenças. Graças às índias que a cultura foi parcialmente preservada, deixando apenas alguns costumes para gerações futuras, como os habitos de higiene, a utilização de produtos nativos para a gastronomia dentre outros.

Negros: Os negros foram os principais influentes na cultura brasileira. Trazidos da África para "tapar o buraco" que os índios deixaram nas tarefas pesadas. Esse povo influenciou diretamente diversos tópicos, como a gastronomia, sexualidade, oralidade da língua, danças, costumes etc.

Portugueses: Estes, considerados a raça “predadora” colocaram sua língua e religião no país, e pelo fato de serem um povo bastante maleável, acostumaram-se facilmente com o clima e os costumes da terra. Coisa que não acontecia com os outros povos que tentaram colonizar o Brasil, isto explica o sucesso português na dominação.

Bem, espero que com esta breve explicação dê para ter uma breve noção sobre o porquê da gente ser deste jeito que somos hoje.

Everardo Filho
Aluno da disciplina Cultura Brasileira
Sem. 2008.1

Um comentário:

Mistura Brasil disse...

Caro Everardo e demais blogueiros,
Gilberto Freyre é considerado um dos principais pensadores sobre o Brasil. Sua obra Casa Grande e Senzala publicada em 1933 é um marco na análise sobre o povo brasileiro. É uma obra tambem bastante criticada, foi negligenciada pelos intelectuais de cunho mais critico-radical. Mas é um livro que deve ser lido. Suas teses continuam sendo debatidas todos os dias, a relevancia da obra é incontestavel. Para aqueles que ainda nao leram, mãos- a obra!
Vamos em frente
Prof. Eduardo Neto