segunda-feira, 2 de junho de 2008

ABUSO DE AUTORIDADE NO FUTEBOL












Como vimos no último domingo dia 01/junho/2008, tivemos um episódio concreto de abuso de autoridade sobre um cidadão, no caso o jogador de futebol André Luis do Botafogo, foi um oportunidade das "autoridade" refletirem sobre o comportamento de seus servidores, pois trata-se de uma das cenas mais impressionantes que já vi, não me recordo de ter testemunhado algo desta natureza no futebol mundial.
Ao rever as imagens do jogo Botafogo x Náutico no estádio do Aflitos em Recife, em que o zagueiro do time alvinegro (André Luis), com uma infelicidade extrema fez gestos obscenos a torcida adversária do Náutico, não estou aqui justificando ou até mesmo aprovando o ato, mesmo por que se trata de um profissional que se prepara para este tipo de enfretamento perante a torcida rival, e em momento algum teria o direito de fazer o que fez, mas por sua atitude infantil, chego a classificar, o mesmo foi preso por uma equipe de policiamento totalmente disprerada e acima de tudo colocando a emoção no domínio de sua tarefa que é de colocar ordem no local.


A policial que não sei o nome foi envolvida por uma atitude que não era necessário com o cidadão que quebrou uma "regra" e se viu em um dilema naquela ocasião, se não fizesse valer sua "autoridade" seria mais tarde motivo de gozações por parte de sua equipe pois ela era uma das que "comandavam" o pelotão no dia do jogo. Então em seguida a sua opção de ação deu voz de prisão ao atleta ainda no campo, e pediu para seus liderados imobilizarem e arrastarem o atleta ao juizado que fica no próprio estádio, na hora que passavam com o acusado, o presidente do Batafogo (Bebeto) foi pedir para soltar seu jogador e também foi dado voz de prisão ao dirigente que também foi conduzido ao promotor na ocasião.


É lamentável que isto tenha acontecido no país do futebol, mas há males que vem para o bem, pois desta ocasião serão discutidos e colocado em pauta o trabalho da polícia no estádios e outros lugares, porque se pararmos um pouco e analisarmos não precisava de tanta confusão, conflito e o mais grave o constrangimento que passou aquele rapaz que foi visto ali como um marginal que tivera efetuado um crime bárbaro.
Agora a mídia tomará conta do episódio e depois de duas semanas cairá no esquecimento coletivo. Bem meus amigos devemos sim falar bastante sobre isso e levar este caso além das reportagens, o que aconteceu ali ao vivo para todo o Brasil, acontece todos os dias com nossa sociedade, pois nossos policiais não têm nenhum preparo para situações diferenciadas no cotidiano de seu trabalho que é garantir a leis do estado, leva sua supremacia da autoridade ao mais alto nível, esquecendo totalmente os direitos dos cidadãos.


Pergunto a vocês quem não já viu um caso desse em seu bairro?
Acredito que sim e se não agradeça à Deus pois você já mora no paraíso.
Fica aqui somente um comentário de um estudante de publicidade que acredita em um país que chegará um dia a ter uma sociedade com os direitos não digo iguais para todos, pois seria um utopia da minha parte, mais melhor condições de convívio perante as classes mais sofridas e carentes. Um dia Brasil melhor para todos!

Mailton Mendonça

2 comentários:

Mistura Brasil disse...

Devemos considerar o episódio lamentável. O equivoco aconteceu tanto por parte do jogador, quanto do aparato policial. Vale aqui debater os limites da autoridade. Até onde vira autoritarismo?
Situações como essa acontecem todos os dias, e quanto mais pobre, negro ou pobre maior é a força, pois associa-se a outras questoes de ordem social e cultural, como o preconceito.
Prof. Eduardo Neto

Mistura Brasil disse...

Bem, resta agora é refletir e procurar o resposta para saber o que faz destas pessoas melhores que nós. Fama, dinheiro, poder...