domingo, 8 de junho de 2008

A normalidade da malandragem.

Um dia desses eu estava assistindo ao CQC (programa jornalístico/humorístico da band) e tava passando uma matéria em forma de pegadinha. Consistia no seguinte: O apresentador deixava um celular no meio da calçada e ficava filmando de longe para ver quem pegava. Assim que a pessoa pegava o celular, eles ligavam para aquele número e diziam que tinham perdido aquele celular e que gostaria de saber onde a pessoa estava para devolvê-lo.
Eu diria que a matéria foi ilária (coisa que eu não deveria achar diante da gravidade da situação) pois a grande maioria das pessoas mentiam o lugar onde estavam para não devolverem o celular. Eis alguns exemplos:

Repórter: Boa tarde, é porque eu perdi este celular, a gente poderia marcar um canto pra você me devolver?
Vítima1: Cara, eu ja estou na Av. Paulista, de carro em um engarrafamento enorme. Você pode ligar depois para eu te devolver? (Ele estava a pé, do outro lado da rua que a equipe de reportagem estava)

Vitima2: Este celular é meu, eu o comprei semana passada, deve ter acontecido algum problema com o número que está vindo pro meu.

E a mais bizarra:
Uma mulher pegou o celular e colocou no bolso. A equipe ligou e ela nao atendeu, daí a equipe foi ao local que ela tinha entrado(o cabelereiro onde ela tranalhava) e falaram, mais ou menos, assim:

Repórter: Boa tarde, a senhora acha que o povo brasileiro é um povo honesto?
Mulher: Depende da situação, mas eu acho que em geral sim.
R: É porque a gente perdeu um celular, a senhora não o viu?
M: Não.
R: A senhora tem certeza que não viu? Porque nós estamos fazendo uma matéria sobre a honestidade do povo brasileiro e deixamos um celular no chão para ver se a pessoa que encontrasse devolvia ou não o celular.
M: Pois eu não achei não.
R: Mas a gente viu você pegando, olhe aqui as imagens.
(Mostraram na camera ela pegando o celular)
M: Não sou eu, não.
R: Como assim não? Está aqui a prova!
Amiga da Mulher: Risos, vocês estão fazendo este teste no país errado.
M: Pois é, não sou eu não. E achado não é roubado.

Resumindo a história:
Eles tiveram que chamar um policial, mostraram as imagens pra ele e obrigaram ela a devolver.

Ai eu pergunto... Onde a gente vai parar?Como é que um povo cobra a honestidade de um político se nem ele mesmo é? E destaco uma expressão exitente na cena: "vocês estão fazendo este teste no país errado.". Até o povo sabe que todos são desonestos. Concluindo.. O brasileiro é malandro, se acostumou com a malandragem a ponto de achar que isso é normal. E o pior, é que se eu fizer uma pergunta a você caro leitor, talvez você hesite na resposta.
Você devolveria?


Everardo Filho

Nenhum comentário: