quarta-feira, 4 de junho de 2008

PÚBLICO OU PRIVADO ESSA É A QUESTÃO!

FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA PARA MOSTRAR OUTRO CASO DE
DESCASO COM O CIDADÃO BRASILEIRO.


Em relação ao trabalho tenho uma opinião sobre o assunto que envolve o que é público e o que chega a ser privado, pois há uma confusão na cabeça de umas pessoas que não sabem limitar onde acaba o privado e começa o público.

Estava eu na SEFIN – Secretaria de Finanças da Prefeitura de Fortaleza, no Centro da Cidade, querendo uma 2ª via do IPTU, como sempre quase ninguém para atender no horário de 16h10minh da tarde de “terça-feira” última, fila única para 08 guichês de atendimento para o serviço e estranhei que somente uma pessoa estava atendendo aquela fila, então desfere aquela pesada pergunta ao atendente:



- Por favor irmão, neste horário só funciona um guichê?
O mesmo respondeu um pouco revoltado:
- Não, são 8 pessoas para atender, mas está na “hora do cigarro”, respondeu o solitário servidor da prefeitura. Ele explicou que nesse horário de 16h quem fuma vai para a calçada da repartição fumar “quantos cigarros quiser e bater papo com os outros fumantes”.

Não me lembro em nenhuma passagem este tipo de “direito” ao servidor, já presenciei café, lanche, almoço, descanso, que todos estes citados também eles fazem com certeza, então amigo fico me perguntando, será que estou pedindo demais por minha parte ou estou com meus direitos roubados por falta de consciência dos amigos servidores, que não se constrangem perante uma situação desta de ter 12 pessoas em uma fila e só um atendente não fumante trabalhando enquanto eles os fumantes, conversão e se deliciam com seu vício cancerígeno.

Onde fica o direito de um bom atendimento e começa o privilégio de mais um tempo de “pausa” no trabalho. Caros amigos acham que eles não tiram todos os intervalos citados antes no seu expediente? Já sei sua resposta.
Por isso que o sonho de muitos é passar em um concurso público destes!

Abraço e até a próxima!
Mailton Mendonça

Um comentário:

Mistura Brasil disse...

O exemplo apontado reflete um pouco da nossa compreensao sobre o papel do servidor público. A questão é, até onde o serviço publico cumpre sua missao, de atender bem a comunidade? Como romper um paradigma de um serviço para as elites?
Prof.Eduardo Neto